22 de nov. de 2012

CINCO SISTEMAS QUE PRETENDO COMPRAR (UM DIA)

Tenho uma coleção relativamente grande de RPGs em meu PC. São anos e anos de pesquisa e downloads dos mais variados tipos de sistemas e cenários e mesmo que ebooks sejam ótimas formas de aprender sobre um jogo ter o material oficial em mãos é sempre melhor, seja pela praticidade de tê-lo em mesa (Quando não possui um tablet ou netbook) ou por simplesmente dizer "Cara, eu tenho um Rastro de Cthulhu capa dura, colorido e em português na minha estante."

E por isto aqui vai a minha lista sem de (pedidos de natal) livros sem ordem de preferência que eu adoraria ter comigo seja pra jogar, seja pra ficar admirando feito um trouxa:

ICONS
Se não gostou das capas, imagina as HQs... Mas o sistema é legal, juro.

RPGs com temáticas super heroicas sempre existiram, seja pelos antigos Daemon Supers, até Mutants & Masterminds ou mesmo 3D&T não é nada difícil arranjar um livrinho pra jogar com seus heróis no fim de semana. Porém Icons tem algo que desde o inicio me chama atenção, é difícil explicar, é o tipo de agrado instantâneo que um conjunto de regras simples e funcionais tem em mim que poucas coisas nesse hobby causam. Virei fã assim que vi o jogo.

Eu provavelmente farei uma análise depois quando puder (preciso reler os livros), mas basicamente é um sistema focado em super heróis com um sistema simples de testes e um grande foco em aleatoridade, seja na criação quase automática dos personagens jogadores ou até mesmo das aventuras de jogo rolando dados e comparando os resultados. (Porém, com regras pra usar pontos como a maioria está acostumada.)

Infelizmente será difícil consegui-lo no momento, é um livro pouco conhecido e só tem em inglês. Eu abraçaria o dono da editora que decidisse traduzi-lo pra cá. (Retropunk? RETROPUNK??)

ESPÍRITO DO SÉCULO
Pulp até não poder mais.

Conheci esse sistema faz uns bons anos quando nem se havia noticia dele no Brasil e hoje tem (\o/) e nem é caro (\o/) Então porque eu não compro este MARAVILHOSO jogo pra minha parca coleçãozinha? PORQUE EU SOU UM VERME CAPITALISTA QUE ODEIA GASTAR DINHEIRO :'D

Sério, eu POSSO comprá-lo e QUERO comprá-lo, mas provavelmente só vou querer quando acabar o estoque ou coisa assim... Palhaçada. E eu nem acho que preciso falar muito sobre ele, se querem conhecer o sistema passem lá no site da Retropunk e busquem conhecimento.

TORMENTA RPG
Calma, JÁ MUDARAM A CAPA.

Não gosto de D&D, não gosto de D20, então pra que ter o TRPG comigo? Porque ele é um "D20 for dummies overpowers" e eu gostei disso. Calma, isso não é ofensa (será?), eu explico: D&D peca pela sua forma limitada de ver as coisas. Você não pode começar sendo o que QUER ser sem ter que passar por um longo caminho pra isso QUANDO é possível... É o tipico pensamento hipócrita de estar em um mundo com dragões e criaturas mágicas e não poder ser um humano com asas porque "não faz sentido"...

Mas em TRPG é diferente. Mesmo ainda mantendo suas limitações o cenário de Arton é terrivelmente mais livre do que a maioria clássica e o sistema ajuda todo mundo dando TONELADAS de talentos naturalmente, habilidades roubadas, combáveis, regras muito mais simples e tudo mais que qualquer preguiçoso pode querer. Além de ser econômico, resumindo todas as regras básicas em UM livro no lugar de 3. (Mesmo que ainda existe o bestiário pra ser comprado baratinho também.)

Resumindo, pra novatos, jogadores interpretativos ou quem curte hack'n slash TRPG é incrível, pra (chatos) jogadores clássicos de D&D é uma heresia.

CASTELO FALKENSTEIN
*o*

Como eu posso dizer... Castelo Falkenstein é o tipo de livro que eu andaria abraçado no shopping e falaria bem pros amigos a ponto de fazer minha namorada (sim, ela existe) ficar com ciúmes. Esse livro é lindo, tem uma temática incrível, uma contextualização soberba e uma forma de ser feito belíssima. Trocaria muita gente por ter esse livro e seus suplementos comigo em bom estado, traduzido então...

E sim, ele foi lançado a muuuito tempo atrás e hoje é praticamente impossível encontrá-lo em lojas, só usado pela internet mesmo, e ainda assim bem caro. Ai vai do quanto ta disposto em arriscar por esta maravilha rpgistica.

TENRA BANSHO ZERO
Botas mecânicas com lacinhos, cara.

O mais novo dessa listinha improvisada, conheci nesse link AQUI do amigo de fórum BURP e me apeguei nele quase da mesma forma que com ICONS. Não achei o sistema pra download nem mais informações do que no ótimo artigo dele, mas ainda assim estou com vontade de jogá-lo desde que li. Maldito Burp. )-:

Resumindo, Tenra Bansho possui um sistema aparentemente rápido de criação de personagens, usa uma temática super interessante voltada à cultura oriental clássica e pop e tudo mais que um fã de 3D&T e sistemas indies como eu poderia querer. Mas as chances de eu sequer arranjar o PDF são baixas.. Ta lá em baixo as probabilidades de eu conseguir tê-los em mãos um dia, mas se Espírito do Século chegou no Brasil, quem sabe Tenra Bansho também não chega?

BÔNUS: OLD DRAGON

Nada pessoal, mas não gosto dessa capa...

OD é um caso complicado. Eu não gosto dessa (palhaçada) onda de "sistema old school" e inclusive pretendo criar um artigo sobre isso no futuro próximo. Mas ainda assim eu tenho um certo carinho pelo OD por ter sido um dos fatores que explodiram essa onda indie de jogos no Brasil junto com Violentina, etc. E mesmo não gostando de algumas coisinhas do sistema (Como a polêmica regra dos ladinos) eu ainda o teria e inclusive participaria das discussões pelas próprias discussões e grupos.

O que ocorre é que OD tem MUITA gente competente e conhecedora de RPG trabalhando nele, muita gente mesmo. E se eu fosse me focar em algo seria nesse grupo, não no sistema em si. Vejam, não estou dizendo que quero me aproveitar nem nada do tipo, só que eu realmente adoraria me enturmar nesse grupo que ta sempre lançando coisa nova e BOA pro jogo, mais que qualquer outro grupo nacional atual, além de OD ser barato e carismático em sua apresentação, com um bom site, wiki, forum, grupos. Enfim, todo tipo de ferramenta pra aumentar a inclusão dos jogadores e grupos, o que ta faltando com muito jogo por ai...

-------------------


E é isso, post feito rápido e sem pensar muito, provavelmente tem sistemas que eu esqueci de por mas que fique assim, ta legal dessa forma ~~ E postem nos comentários os sistemas que gostariam de ter, é sempre bom ver gente comentando por aqui.

Um comentário:

  1. Cara eu achei o ICONS pra baixar no 4 shared se qser le em ingles!!!
    davidmsbg@gmail.com

    ResponderExcluir